ESPETINHO VEGETARIANO PARA O SEU CHURRASCO
O objetivo de todo churrasco é beber e comer carne, certo? Nem sempre! Um bom churrasco, assim como qualquer outro evento social, é se reunir com as pessoas que você ama e compartilhar bons momentos. Então, se você não come carne - o que é totalmente respeitável, está na hora de voltar a frequentar esses eventos e aprender a fazer o seu próprio churrasco vegetariano. E quer saber? Os churrasqueiros tradicionais vão ficar com água na boca. Vem com a gente!
Escolha dos ingredientes
A grande verdade é: não tem lei. Como qualquer outra arte, fazer churrasco demanda criatividade. Com churrasco vegetariano, não é diferente: da mesma maneira que cupim com bacon e molho de cerveja pode ficar bom, o verde que você achar que combina com grelha vai ficar uma beleza. O importante é fazer bem feito.
Mas, para te ajudar, vamos sugerir alguns itens vegetarianos interessantes de serem levados para um churrasco.
Vegetais, legumes e frutas (coloridas, por favor!)
Anote isso: uma das maravilhas do churrasco vegetariano é a cor. Quanto mais cor, mais água na boca! Veja algumas opções:
- Batata;
- Abacaxi;
- Pimentão (verde, vermelho e amarelo!);
- Berinjela;
- Azeitona;
- Morango;
- Tomate;
- Abobrinha
- Cenoura;
- Cebola (roxa, por que não?);
- E o que vier na sua imaginação!
Variedades e proteínas alternativas
O esforço de ser vegetariano não é fácil, mas vale a pena. O bom disso tudo é que existe no mercado uma variedade enorme de produtos para saciar todo tipo de vontade. Veja alguns:
- Bacon vegetariano;
- Tofu;
- Queijo;
- Pão de alho (se for caseiro, então, melhor ainda!);
- Carnes e salsichas de soja;
Não se limite a essas sugestões. Use o que você quiser! Como já falamos, basta saber preparar.
Antes da grelha
Cada alimento possui propriedades diferentes: há legumes e verduras mais duros que outros, como cenouras e batatas. Então você pode dar uma pré-cozida rápida em uma panela de pressão. Isso vai da preferência de cada um.
Uma dica interessante é: pincele as peças - que não têm gordura - com azeite. A gordura da carne ajuda a churrasqueira a se manter acesa e assar a carne. No churrasco vegetariano, não tem isso com algumas peças, porque elas não possuem gordura. Mas não tem problema, basta seguir essa dica. Isso vai impedir que elas grudem na churrasqueira ou ressequem demais.
Tempere a gosto
Outra coisa: o tempero é a gosto. Você não precisa passar nada nos ingredientes, mas alguns deles, como as proteínas de soja ou o tofu (ou mesmo os vegetais), podem ser temperados ou marinados. Algumas opções do que você pode usar para temperar:
- Chimichurri;
- Azeite;
- Vinagre;
- Sal integral;
- Limão;
- Alecrim, e por aí vai.
Modos de preparo do churrasco vegetariano
Para agradar, use sua criatividade também! Existem uma infinidade de receitas vegetarianas, e vale lembrar que grelhar um alimento no churrasco é bem parecido com assar algo no forno, então você pode ousar bastante.
Com uns espetinhos de madeira, um papel alumínio, ou um recipiente adequado, você pode improvisar várias receitas. Ah! Separe uma parte da churrasqueira para o churrasco vegetariano, ou os convidados podem se incomodar. Veja algumas opções:
- Mix de frutas, legumes, verduras e proteínas vegetarianas;
- Espetinhos veganos;
- Bruschetta de caponata;
- Kafta vegana na grelha;
- Cachorro quente;
- Ouse!
Lembrando que ainda tem os acompanhamentos, que assim como qualquer outra receita que você decidir fazer, pode seguir o sabor da sua imaginação. Exemplo: o tradicional feijão tropeiro pode ser feito com bacon e salsicha vegetariana. Legal, né?
Hora de chamuscar seu churrasco vegetariano
Agora que você já tem o passo a passo do que fazer, vale lembrar: churrasco bom não é feito com fogo, mas com brasa! Sim, o fogo é muito disforme e pode queimar os alimentos, o ideal para assar um bom churrasco é a brasa, e no ponto certo, quando ela fica coberta por uma fina camada branca de potássio, que dá um sabor incrível aos alimentos.
Com o churrasco vegetariano não é diferente, principalmente porque alguns ingredientes assam muito rápido. Então vale a pena deixar o seu espetinho um pouco mais longe da brasa e ficar de olho no ponto.